quinta-feira, 23 de julho de 2015

Capítulo 2 - Formatando a Planilha.

Hoje iremos aprender o que faz cada tecla de movimento:

  • Setas: Move uma célula na direção da seta pressionada;
  • Tab: Vai para próxima célula a direita;
  • Enter: Confirma a informação presente na célula e move para baixo;
  • Home: Desloca-se para a célula mais próxima à esquerda;
  • Ctrl+Home: Desloca-se para a célula mais acima à esquerda possível;
  • Ctrl+End: Desloca-se para a célula mais inferior à direita e com dados possível;
  • Alt+Page Up: Move o cursor para a tela a direita;
  • Alt+Page Up Down: Move o cursor para a tela a esquerda;
  • Ctrl+Page Down: Troca de planilha à esquerda;
  • Ctrl+Page Up: Troca de planilha à direita;
        Se quiser mover-se pela planilha com o mouse, basta dar um clique na célula. Se a célula nao estiver na tela no momento, podemos utilizar o Scroll do mouse ou as barras de rolagem.

Selecionando uma única célula:


        Para selecionar uma única célula, basta mover o cursor do mouse até a célula que deseja selecionar e clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse. Desta forma a célula selecionada ficará com uma borda em destaque.

Veja no exemplo Abaixo:


Selecionando um conjunto de células:

        Para que consiga selecionar um conjunto de células, apenas clique numa célula e mantenha pressionado, arrastando por quantas células desejar, feita a seleção solte o botão esquerdo do mouse.

Veja no exemplo Abaixo:

Selecionando colunas:

        Para selecionar colunas, basta posicionar o cursos no cabeçalho das colunas ( local onde aparecem as letras, A, B, C..) e dar um clique para selecionar uma, ou clicar e arrastar para selecionar quantas desejar.

Veja no exemplo Abaixo:


Selecionando linhas:

        Para selecionar linhas, basta fazer o mesmo que nas colunas, porém, deve clicar nos números para selecionar uma linha ou clicar e arrastar para selecionar a quantidade de linha que deseja.

Selecionando células de sua escolha:

        Para selecionar células de sua escolha, basta pressionar a tecla Ctrl e clicar nas células que deseja.

Veja no exemplo a seguir:


Selecionando a planilha inteira:

        Para que consiga selecionar toda a planilha, posicione o cursor do mouse no quadrado do cruzamento das colunas e das linhas.

Veja no exemplo a seguir:



Formatando células:

        Podemos fazer a formatação de um número logo que ele é inserido ou posteriormente. A formatação pode ser feita desta maneira:

- Para introduzir um número qualquer, apenas mova o cursor para a célula que deseja, digite um número de sua escolha e pressione Enter.

- Para introduzir um valor, mova o cursor para qualquer célula e digite o simbolo monetário (R$), posteriormente um número.

- Para introduzir uma porcentagem, basta mover o cursor para a célula de sua escolha e digite um número seguido pelo simbolo (%).

- Para introduzir uma fração, mova o cursor para uma célula qualquer e digite um número seguido de um espaço. Posteriormente, digite o numerador seguido por uma barra inclinada (/) e um denominador.

- Para introduzir uma data, mova o cursor para uma célula de sua escolha, digite um número de dois dígitos, um Hífen ou barra inclinada (/), mais dois dígitos, novamente um Hífen ou uma barra inclinada (/) e mais dois dígitos finais, (12/12/12) ou (12-12-12).

Menu Formatar Células

        Quando inserir um número e não quiser formata-lo imediatamente,  poderá formatar posteriormente.

        Primeiramente, destaque as células que gostaria de formatar e depois escolha Células no menu Formatar, ou se preferir utilize o atalho no teclado Ctrl+1. Será exibida uma caixa de diálogo Formatar Células, nela que será permitida a formatação de números, trazendo consigo todas as formas de formatação que possa imaginar.

Veja na imagem a seguir:


Agora abordaremos o que cada uma faz:
  • Aba Número: Possui todas as possibilidades de formatação para números divididas em categorias lógicas.
  • Aba Alinhamento: Temos diversas maneiras para organizar textos dentro de uma ou diversas células ou gráficos.
  • Aba Fonte: Nessa aba podemos fazer a configuração da fonte que esta sendo utilizada, os estilos, tamanhos, sublinhados e etc. Podendo fazer a visualização de como ficará a musança realizada.
  • Aba Borda: Permite a configuração das linhas em volta das células. Cores, estilos diversos, com o propósito de destacar, decorar e organizar.
  • Aba Preenchimento: Local onde iremos fazer o preenchimento das células, o fundo. Até mesmo adicionar texturas.
  • Aba Proteção: Nessa aba, temos duas opções: Travar uma célula e ocultar sua fórmula. Quando travamos uma célula, não podemos digitar nada nela. Quando ela esta oculta apenas o valor resultante da fórmula aparece, a fórmula não aparecerá na barra de fórmulas. Mas, esses dois exemplos anteriores serão validos apenas quando uma planilha estiver protegida por uma senha.

Autoformatando uma Célula:

        No Excel temos um recurso que permite formatar automaticamente uma planilha segundo padrões já definidos. Para isso, temos que selecionar Autoformatação no Menu Formatar e depois escolher qualquer um dos formatos existentes. ( O recurso Autoformatação não está disponível para todas as versões do Excel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário