quinta-feira, 23 de julho de 2015

Capítulo 1 - Conhecendo o Excel

     Primeiramente, para abrir o Excel vá até o botão iniciar, no menu Todos os ProgramasMicrosoft Office e selecione o Microsoft Office Excel, como podemos ver na figura a seguir:


         A primeira coisa que visualizamos quando abrimos o Excel é uma pasta em branco com a primeira planilha aberta. A pasta de trabalho é o documento mais básico. Ela é como uma pasta de arquivos ou livros de contabilidade que podem conter páginas de planilhas. Já os botões, barras e menus são recursos de apoio para as planilhas.
Mas o que é uma Planilha?! Vocês conseguem imaginar o que ela seria?! 
Planilha nada mais é que a área no centro com diversas linhas de grade. As linhas de grade formam as Células. Exatamente como uma pasta de arquivos que pode ter mais de uma folha, o excel também pode conter mais de uma planilha.

        O Excel possui planilhas que vem dentro de uma Pasta de trabalho, isto é, uma coleção de planilhas, como se fosse uma versão digital de um fichário com planilhas impressas. Elas permitem dividir uma grande coleção de planilhas ou apenas uma única planilha complexa em unidades similares e menores. Desta forma podemos dizer que as Pastas de Trabalho são os documentos básicos do Excel, ou seja, onde os aquivos onde serão armazenados as planilhas.
        As planilhas dentro da Pasta de Trabalho serve para armazenar e manipular dados. A planilha é uma grade retangular que possui 16384 colunas por 1048576 linhas (Excel 2013). Chamamos de Célula a interseção entre uma coluna e linha, que é a unidade básica da planilha onde os dados são armazenados. As colunas são identificadas da esquerda para a direita.
        Quando abrimos o Excel podemos perceber que começamos com apenas 3 planilhas em uma pasta, podendo-se acrescentar até ou mais de 255 planilhas ou remove-las, deixando apenas uma.

        As planilhas possuem um nome padrão ( Plan1, Plan2, Plan3 e assim por diante) podem ser substituídos por nomes de sua escolha. As guias que se localizam na base estão lá para ajudá-lo a passar de uma planilha a outra através de um clique, ou move-las arrastando na guia.


Nessa planilha podemos destacar vários elementos importantes, sendo eles:

  • Número de linhas e letras de colunas: Por toda margem superior e da margem esquerda podemos encontrar os cabeçalhos das colunas e linhas, que ajudam a manter o controle dos nomes das células.
  • Ponteiro de Células: É o contorno escuro que mostra qual a célula ativa no momento, qualquer coisa que seja digitada deve ser introduzida numa célula ativa.
  • Caixa de nome: Onde exibe o nome do gráfico, imagem ou célula.
  • Barra de menu: Menus desdobráveis descem da barra de menu para que sejam selecionados diversos comandos.
  • Barra de ferramentas: Por padrão é exibido no excel a barra de ferramentas e de formatação, mas é claro que outras barras de ferramentas podem ser utilizadas. A barra de ferramentas substitui os comandos dos menus, isto é, quando damos um clique num botão da barra significa a mesma coisa que utilizar o comando correspondente do menu.
  • Nome da célula: Área na qual é informado o nome da célula ativa.
  • Barra de fórmulas: Quando digitamos uma fórmula ou um número na célula ativa, eles aparecerão tanto na célula ativa quanto na barra de fórmulas.
  • Guias de Planilhas: Podendo ter em média 255 planilhas numa pasta, é possível escolher qual planilha que ficará visível clicando nas guias de planilhas. A planilha ativa ficará com um destaque a mais que as que não estão.
  • Célula: é o retângulo formado na interseção de uma coluna com uma linha, nelas podem guardar números, textos, fórmulas e dados de outras células.
        O Excel possui um Endereço de Célula, que combina a letra da coluna com o número da linha, isto é, se a célula C7 está localizada na coluna C e na linha 7, é possível por um nome diferente na célula, clicando na Caixa de nome quando a célula estiver selecionada e digitar um nome novo.


Agora vamos falar sobre os Menus, farei abaixo um breve resumo do que cada um faz:

  • Arquivo: Utilizado para atuar sobre arquivos inteiros, nele encontramos mais opções para abrir novas pastas de trabalho, salvar pastas, imprimir planilhas inteiras ou de forma individual.
  • Editar: Temos a opção de recortar e copiar, localizar e substituir, limpar ou excluir células.
  • Exibir: Nos permite atuar sobre oque vemos na tela, podemos usar o zoom para aproximar ou afastar, ou quais as ferramentas que gostaríamos de exibir na tela.
  • Inserir: Podemos inserir ou remover linhas e colunas inteiras, uma nova planilha, som, imagens e etc.
  • Formatar: Podemos modificar a aparência de uma parte ou de toda panilha, temos a opção de tornar o texto inserir negrito, itálico, mudar a fonte e seu tamanho.
  • Dados: Nos permite usar o recursos do bando de dados do excel.
  • Ferramentas: Traz ferramentas necessárias para nos auxiliar, nos permitindo buscar erros, criar, gravar e rodar macros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário