quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Capítulo 8 - Análise de Dados

Análise de dados nada mais é que a tarefa de organizar e interpretar dados numéricos.Vamos começar pelos Cenários:
Se precisa comparar resultados diferentes para um mesmo tipo de dado, poderá utilizar esse recurso denominado de cenário. Bastante útil na elaboração de simulações, por que permite que sejam feitos cruzamentos de valores sem que haja a necessidade de modificá-los a toda hora dentro da planilha. Para que consiga utilizar a ferramenta, é necessário estabelecer o que significa exibição e cenário, os quais se caracterizam como um conjunto de diferentes dados definidos para mesma região numa planilha.
Vamos começar:
Numa folha de trabalho nova crie a planilha a seguir com seus devidos testes e simulações com o recurso cenário:


1- A célula c7 deve possuir a função =soma(c3:c5)
2- A célula c13 deve possuir a função =soma(c9:c11)
3- E para finalizar a célula c15 deve possuir a fórmula =c7-c13. 

A partir da célula c3 devem ser informados os valores para receitas : 400,700 e 400, respectivamente, para as células c3, c4 e c5. Como mostra a imagem a seguir:

E utilizando o gerenciador de cenários para criar uma versão com nome de Receitas Normais para a faixa de células c3:c5. Para ativar o modo de gerenciar cenários, selecione a faixa de células que disse acima e execute os seguintes passos :
Guia: dados 
Grupo: ferramentas de dados
Botão: teste de hipóteses

Escolha a opção gerenciador de cenários... Abrindo a caixa de diálogo gerenciador de cenários. Como a figura a seguir mostra:

A seguir acione o botão adicionar. Será apresentada a caixa de diálogo adicionar cenário. No campo nome do cenário escreva o nome da versão receitas normais, como mostra a figura a seguir: 

Logo em seguida aparece a caixa de diálogo valores de cenario com os valores informados na faixa de células c3:c5. Como mostra a figura a seguir:

Clique em Ok dessa caixa para que retorne a caixa de diálogo gerenciador de cenários com valores do cenário receitas normais. Perceba que a caixa de diálogo gerenciador de cenários  é apresentada de forma semelhante a figura anterior ( adicionar cenários) como poderão ver na figura a seguir:

Será criado um novo cenário para a planilha. Desta forma, clique no botão adicionar... Informando para o campo nome de cenário a descrição receitas altas e clique em ok. 
Aparecerá novamente a caixa de valores de cenários. Desta maneira, escreva os valores considerados altos 500, 800 e 500, em seguida clique em ok. Como pode ver na figura a seguir:

Então, temos duas versões de valores para região de receitas, uma contendo valores normais e outra altos. Para que possa demonstrar melhor esse recurso vamos definir uma terceira versão com valores baixos. Faça o mesmo procedimento que fizemos acima porém, coloque o nome de receitas baixas no campo nome do cenário. Clique em ok, e estabeleça os valores 350, 300 e 50 para as receitas baixas, como poderão ver na figura a seguir:

Agora sim podemos selecionar uma das versões na área de seleção cenários, com objetivo de ver seu conteúdo. Basta clicar em mostrar. Cada versão armazena um conjunto diferente de valores. 
Para finalizar clique em fechar para voltar a planilha. A partir do uso dos mesmos recursos é criada uma sequência de três versões para as despesas. Desta forma, escreva na faixa de células c9:c11 os valores a serem considerados como despesas normais sendo 120, 150 e 250, respectivamente para as células c9, c10 e c11. 
Selecione desde c9 até c11 e a partir do menu execute o módulo de gerenciamento de cenários com os comando a seguir:
Guias: dados
Grupo: ferramentas de dados
Botão: teste de hipóteses 

Após os passos acima, escolha a opção gerenciador de cenários que abre a caixa de diálogo gerenciador de cenários já conhecida. Clique no botão adicionar e entre para o campo nome de cenário o texto despesas normais  e no células variáveis informe a faixa c9:c11 e clique em ok. Posteriormente, crie os cenários para as despesas altas e baixas de acordo com os dados a seguir:
 Despesas baixas: 
Água-----80;
Luz-------90;
Telefone--100;

Despesas altas:
Água----150;
Luz------300;
Telefone--350;

Ao terminar de definir os valores, saia das caixas de diálogos apresentadas e de volta a planilha salve-as com o nome de lucros e perdas. 
Com essas três versões definidas podemos selecionar cada versão de despesa, e cruzar com uma versão de receita. Usando esse recurso temos a possibilidade de realizar diversas análises , como, por exemplo, o que irá acontecer  com o lucro se a receita for baixa e a despesa alta ?! A figura a seguir dá um belo exemplo:


A caixa de diálogo gerenciador de cenários possui os comandos:
Excluir: lhe dando a possibilidade do cancelamento de uma versão definida. 
Editar: abre a caixa editar cenário possuindo a característica de modificar e efetuar a manutenção de versões. 
Mesclar: facilita mesclar cenários de pastas abertas. 
Resumir: cria um relatório com todos os valores estabelecidos num cenário. 

Agradeço a todos que estão lendo o post de hoje, e gostaria de dizer que não sabia como descrever esse post por isso acabei usando o exemplo de uma planilha antiga que tinha aqui em casa. Porém, não havia mais capa para postar a referencia dela. Por isso peço desculpas e obrigado pela compreensão.  Até a próxima xD. 










segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Word - Avançado Parte 2

A utilização de quebras

O Word insere uma quebra de página automaticamente quando você chega ao final de uma página.
Se desejar que a página seja quebrada em um local diferente, você poderá inserir uma quebra de página manual ou configurar regras a serem seguidas para que as quebras de página sejam colocadas no local que deseja. Isso lhe ajudará se estiver trabalhando em um documento muito longo.

Inserir uma quebra de página manual

  1. Clique no local que deseja iniciar uma nova página.
  2. Na guia Layout da Página, clique em Quebra de Páginas.

Controlando o local onde o Word coloca quebras de página automáticas.

Se precisar inserir quebras de página manuais em documentos com poucas páginas, poderá ter que quebrar as páginas novamente à medida que edita o documento. Para que isso não aconteça, você pode definir opções para controlar onde o Word posiciona as quebras de página automáticas.



Abaixo os passos para evitar quebras de página no meio de um parágrafo:

  1. Selecione o parágrafo que deseja evitar que seja quebrado em duas páginas.
  2. Na guia Layout da Página, clique no Iniciador de Caixa de Diálogo Parágrafo e,  clique na guia Quebras de Linha e de Página.
  3. Selecione a caixa de seleção Manter linhas juntas.

Para evitar quebras de página entre parágrafos siga os passos abaixo:

  1. Selecione os parágrafos que você deseja manter juntos numa única página.
  2. Na guia Layout da Página, clique no Iniciador de Caixa de Diálogo Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Página.
  3. Selecione a caixa de seleção Manter com o próximo.

Especificar uma quebra de página depois de um parágrafo siga os passos a seguir:

  1. Clique no parágrafo que deve ser exibido após a quebra de página.
  2. Na guia Layout da Página, clique no Iniciador de Caixa de Diálogo Parágrafo e, em seguida, clique na guiaQuebras de Linha e de Página.
  3. Selecione a caixa de seleção Quebrar página antes.

Colocando pelo menos duas linhas de um parágrafo no topo ou na parte de baixo da página:

Precisamos ter em mente que um documento com aparência profissional nunca termina uma página somente com uma linha de um novo parágrafo ou inicia somente com a última linha da página anterior. A última linha de um parágrafo sozinha no topo de uma página é conhecida como viúva. A primeira linha de um parágrafo sozinha na parte inferior de uma página é conhecida como órfã.

  1. Selecione os parágrafos nos quais deseja evitar linhas viúvas e órfãs.
  2. Selecione a guia Layout da Página, e clique no Iniciador de Caixa de Diálogo Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Página.
  3. Por último, selecione a caixa de seleção Controle de linhas órfãs/viúvas.
OBS: Tenho que lembrar que essa opção estará ativada. Ela é padrão.

Evitando quebras de página em uma linha de tabela

  1. Clique na linha da tabela que não deseja quebrar. Selecione toda a tabela, caso não queira que ela seja quebrada em páginas.
  2. Na guia Ferramentas de Tabela, clique em Layout.
    OBS: É NECESSÁRIO QUE UMA TABELA MAIOR DO QUE A PÁGINA DEVA SER QUEBRADA.
  3. No grupo Tabela, clique em Propriedades.
  4. Clique na guia Linha e limpe a caixa de seleção Permitir quebra de linha entre páginas.
Excluindo  uma quebra de página
Não é possível excluir as quebras de página que o Word insere automaticamente. Apenas pode pode excluir qualquer quebra de página inserida manualmente, abaixo os passos:

  1. Clique em Rascunho.
  2. Selecione a quebra de página clicando na margem ao lado da linha pontilhada.
  3. Pressione DELETE.