No Excel, gráficos vão muito alem de simples desenhos. Podem aumentar o poder de seus dados de informar, pois transformam os números em uma informação visual.
Não é tão difícil trabalhar com gráficos. Você conta com modelos prontos, em que basta selecionar os dados que precisa transformar em gráficos para ter uma aparência mais formal e profissional. Também é possível personaliza-los como desejar. É oque irei abordar neste capítulo.
Passo 3: Na
aba Inserir do Menu, selecione o tipo de gráfico que deseja
utilizar. Veja abaixo o modelo de gráfico que selecionei como
exemplo:
3.1- Editando
Vamos aprender a editar os gráficos. Quando você insere um gráfico, uma nova opção aparece no Menu: Ferramentas de Gráfico.
Essa nova área tem três abas, total para que possa alterar a aparência do gráfico. Afinal, apesar de o Excel desenhar o gráfico, ele permite que deixei do jeito que quiser, ou da forma que for mais conveniente.
3.2- Aba Designe
Permite alterar o designe do gráfico, com opções sem título, com título, colorido, sem cores, com ou sem linhas de grade, com ou sem eixos ( Linhas horizontais e verticais que ficam na lateral esquerda do gráfico).
3.3- Aba Layout
Lhe permite refinar as configurações dos gráficos. Ao escolher uma das opções na aba Layout, pode-se utilizar as ferramentas desta aba para mudar o plano de fundo, o modo de exibição de eixos, dentre outros.
3.4- Aba Formatar
Exibe opções de contorno e preenchimento das formas de que o gráfico é feito.
Vamos lá novamente. Vamos personalizar um gráfico:
Passo 1: Selecione o gráfico e localize o grupo de opções Layout de gráfico na aba Designe.
Passo 2: Edite o título do gráfico, clicando sobre ele com o botão direito do mouse e selecionando a opção Editar Texto, e digite um título de seu interesse.
Passo 3: Vamos editar as cores das colunas. Para mudar a cor de todas de uma vez, utilize as opções de
Estilo de Gráficos na aba
Designe.
Se quiser alterar a cor de apenas uma das colunas, clique duas vezes sobre ela. No lado direito da janela, irá aparecer um menu com uma opção chamada
Preenchimento. Então, no lado direito, escolha o tipo de preenchimento que deseja aplicar.
Preenchimento Sólido: Aplica uma cor uniforme. Escolha uma cor usando o balde de tinta, e depois selecione a transparência ( quanto maior a porcentagem, mais intensa a cor ficará).
Preenchimento Gradiente: Aplica degradês, ou seja, variações de tonalidade de cores.
Preenchimento com imagem ou textura: se quiser usar uma imagem para preencher a coluna.
Cores diferentes. Nesse gráfico cada coluna apresenta uma pessoa, por isso optei em dar uma cor diferente a cada uma.
Se tiver o interesse, você pode alterar a borda, a sombra e o formato 3D das colunas. Para ver essas opções basta navegar pelo janela de formatação a direita.
Passo 4: Altere o título dos eixos, isto é, identifique do que se trata cada um deles. Clique com o botão direito do mouse sobre cada um deles e selecione a opção
Editar Texto.
Passo 5: Pode modificar o plano de fundo do gráfico, só clicar duas vezes seguidas sobre uma área livre dele. As opções são as mesmas que aparecem quando se modifica a cor das colunas.
Uma dica é manter o plano de fundo na cor branca, pois desta forma as informações possam continuar bem nítidas.
Passo 6: Vamos configurar as linhas de grade, clicando duas vezes sobre uma delas e selecione a cor que preferir.
Passo 7: Se tiver vontade ou precisar, você pode reorganizar a distribuição dos itens na área de gráfico. Basta clicar sobre um deles e uma moldura aparecerá em torno do item selecionado. Arraste o objeto para outro lugar, de acordo com o que deseja ou precisa.
Moldura: Em destaque acima, a moldura que aparece quando se clica sobre um objeto da área do gráfico.
Passo 8: Como mostra na imagem acima no passo 7, clicando nesses cantos do gráfico e mantendo pressionado, você pode redimensionar o tamanho do gráfico.
Outra dica, não deixe seu gráfico colorido, ele é um meio de informar, por isso, quanto menos "enfeite" melhor.